Bem vindo ao G4 Clube

Para utilizar nosso forum, faça o login ou cadastre-se utilizando as opções abaixo.

Para se logar ao forum, pode-se utilizar tanto o login quanto o email utilizado no cadastro

• Announcements

• BrunoDias

Bem vindo ao novo Forum G4 Clube   02/09/16

É com imensa alegria que anunciamos o novo formato do Forum G4 Clube. Esta nova plataforma é a mais moderna atualmente e corrige vários erros/prolemas anteriores. Como tona novidade, alguns ajustes e adaptações ainda podem ser necessários, e acaso encontrem algum problema ou duvida, por favor enviar uma mensagem particular para @BrunoDias ou email para [email protected]
laerciohj

Projeto "Banco de dados dos parâmetros do G4"

6 posts in this topic

Olá pessoal,

gostaria de propor um projeto aqui no fórum, mas depende muito da colaboração e participação ativa dos membros desse grupo.

A ideia surgiu de um problema pelo qual estou passando no momento. Meu carro está com consumo elevado (Gol 1.6, 2006 fazendo cerca de 5,5 km/L de etanol na cidade) e só consigo encontrar mexânicos metidos a sabichões que só estão me dando prejuízo dizendo pra trocar tal peça que resolve. Já foram 300 reais a toa, sem ter qualquer efeito no problema. É o típico vamos trocar isso que acho que vai resolver. Meu problema parece daqueles chatos, difícil de achar (embora esteja mais difícil achar alguém competente)

Comecei a pesquisar e aprender sobre injeção eletrônica e tenho feito vários testes em casa, obtendo informações em tempo real sobre a injeção eletrônica de meu carro, afim de evitar a empurroterapia e de repente resolver eu mesmo o problema. Já consegui medir o funcionamento potenciômetro da borboleta (TPS), que tem  grande influência nas decisões da injeção eletrônica, sendo que há alguns dias em nem sabia que isso existia em carros!

A ideia é criarmos um tópico referencia, com os principais parâmetros da injeção eletrônica para que possamos através de um adaptador obd2 e um aplicativo para celular pescar problemas ou ao menos achar um caminho até eles. Basicamente cada um vai coletando os dados do carro e compartilhando na postagem do tópico. Cada dado novo será utilizado para calcular o valor médio daquele parâmetro para termos uma referência. Esse tipo de informação não está disponível nem no manual nem nos vários cantos da internet que procurei. Mas juntos podemos criar um banco de dados relevante para entendermos nosso caro e dominarmos a manutenção dele, seja em casa seja na oficina.

Eu utilizo um adaptador elm327 tipo bluetooth e o aplicativo Torque. Posso obter vários parâmetros da injeção como: carga do motor, taxa de combustível por minuto (cc/min), potência instantânea, sensor de oxigênio, posição da borboleta, temperatura do ar de admissão, temperatura do líquido de arrefecimento, voltagem da bateria e vários outros.

Se soubermos quais são os parâmetros normais do carro, basta comparar eles diante da suspeita de problemas no carro. Por exemplo, no meu motor, a taxa de combustível (no meu caso etanol puro) por minuto é de cerca de 38 cc/min (também pode ser entendido como mL/min) com o carro parado sem usar o acelerador. Isso quer dizer que se eu deixar o carro ligado, parado por cerca de 26 minutos eu gastarei um litro de combustível. Só que eu não sei se essa taxa é normal ou se ela está acima do normal, podendo ser um indicativo do porque do consumo elevado.

É um projeto ambicioso pois demanda dedicação, atenção e tempo para ser construído. O perfil ideal para participar do projeto, é utilizar apenas um tipo de combustível (etanol ou gasolina), pois imagino que os parâmetros para etanol sejam um e para gasolina seja outro, mas se você mistura os combustíveis os parâmetros mudam, e sem saber a proporção utilizada os dados não tem serventia, já que seria um caso específico, com mistura de combustível desconhecida e sem igual para comparar.

Seu houver interessados poderemos criar uma ferramenta que nunca vi igual para ajudar na manutenção do carro.

Alguém aí usar adaptador obd2 ou tem interesse em usar e aprender sobre injeção eletrônica? É só se manifestar.

Abraços.

estou dentro.. também acho que meu g4 está fazendo pouco km.. tenho um scannerzinho OBD2 por bluetooth e uso o Torque

A informação que precisar é só pedir.. :)

Em 18/07/2017 at 00:49, laerciohj disse:

Um exemplo de monitoramento caseiro da injeção eletrônica:

seria excelente se fosse um G4........

Boa tarde! Tenho um Gol Power 1.6 2007 - Flex/GNV.

Se precisar de alguma informação posso tentar através do mesmo método te passar informações. Também uso o torque com um dispositivo elm 327 bluetooth.

Inclusive uma pergunta. A ventoinha ta armando somente em 98/100 graus. No Seu funciona desta maneira também? Acho um pouco alta a temperatura! Quando chega em 94/96 estabiliza e depois de alguns minutos volta a 98/100 e arma a ventoinha novamente.

torque.jpg

Outra observação! Apesar de andar na gasolina e GNV o calculo que o torque fez do consumo foi de 11,36 km/l.

Como peguei a pouco tempo este gol não sei como ajudar no seu problema de consumo.

Olá .:D!3G0:. e Newbie.

Grato pelo correspondência.

As informações interessantes de serem compartilhadas são, por exemplo: carga do motor, pressão no coletor, voltagem oscilante do sensor de oxigênio, fluxo de combustível por minuto, rpm na temperatura ideal entre outras. A principio as melhores comparações seriam com o carro parado, com apenas um tipo de combustível no tanque, pois durante a condução as condições são muito adversas para se ter uma comparação válida (estilo de condução, ladeiras, velocidade etc). Mas nada nos impede de experimentar também, por exemplo estipulando condução na reta com velocidade específica para comprar esses parâmetros.

Por exemplo, quando estava no auge do problema de consumo alto, percebi que minha taxa de combustível por minuto na temperatura ideal estava em média a 38 mL por minuto com o carro parado. Agora, essa taxa tem ficado em torno de 32 mL por minuto. No meu caso uso apenas etanol puro, esses valores certamente são diferentes para gasolina. Além disso, temos que considerar a possibilidade de combustível adulterado afetar os valores. Também percebi que a temperatura ideal do motor se dá por volta dos 70 graus, arredondando. Pois nessa temperatura a rotação do motor estabiliza em torno dos 920 RPM (sempre com pequena oscilação é claro). Aparentemente o consumo está melhorando (talvez reaprendizado de longo prazo da injeção, pois o app não consegue forçar reaprendizado, só com scanner de oficina mesmo). Eu um experimento de viagem de 170 km de rodovia, no etanol puro, fiz 11,2 km/L. A fabricante diz que faz 10,3 km/L com etanol na rodovia. No meu caso a comparação pode não ser tão eficiente porque uso pneus verdes e, de fato, percebi vantagens no uso.

Com relação ao comportamento do sistema de arrefecimento, percebi que a ventoinha sempre arma aos 99 graus e para aos 95 graus. Isso está refinadinho, sempre nesses dois pontos. Faz sentido, apesar do aditivo permitir a água chegar a 120 graus sem ferver, o que causaria uma pressão insuportável no sistema de arrefecimento, caso a pessoa não use aditivo a água ao chegar no 99 é resfriada até 95 pra não chegar ao extremo no sistema. A ventoinha para no 95, a água volta a aquecer e arma no 99 novamente. Newbie, seu carro aparenta estar normal, pois o meu funciona igual.

A fim de organizar a coleta e processamento dos dados para média, criarei um tópico para postar contribuições que serão usadas no cálculo das médias dos parâmetros. Aí, quando achar que algo está errado basta comparar com a média. É claro que o ideal seria ter esses parâmetros fornecidos pela montadora, pois eles sim serão exatos. Mas não acho esse tipo de informação.

dhrbar likes this

Eu só uso Gasolina e GNV no meu carango, já veio com GNV do último proprietário. Mas o carro anda muito no GNV apesar de ser evidente a perda de força em relação a gasolina. Estou com ele a pouco tempo (menos de 2 meses) mas acredito que fiz uma boa aquisição. Quando ele atinge em torno de 75 graus que eu passo para o GNV pois percebi que ele frio no gàs fica horrível. O Carro pertencia a um senhor aqui da minha região, peguei ele na agência dando meu antigo golzinho 98 1.0 8v masi uma diferença. O painel dele que me estressa um pouco pois os caracteres da parte digital estão com algumas falhas e acaba não dando para saber a kilometragem ao certo (65xxx sessenta e cinco mil e alguns kms) e por isso uso computador de bordo (celular android antigo ligado o gps, sem chip e no modo avião para poupar bateria ao máximo com o aplicativo DigiHud https://play.google.com/store/apps/details?id=org.mrchops.android.digihud&hl=pt-BR)

Se souberem de algum painel do modelo 220 km do G4 até 2007 com RPM e medidor de temperatura (de preferencia) me dêm a dica por favor!