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    • BrunoDias

      Bem vindo ao novo Forum G4 Clube   02/09/16

      É com imensa alegria que anunciamos o novo formato do Forum G4 Clube. Esta nova plataforma é a mais moderna atualmente e corrige vários erros/prolemas anteriores. Como tona novidade, alguns ajustes e adaptações ainda podem ser necessários, e acaso encontrem algum problema ou duvida, por favor enviar uma mensagem particular para @BrunoDias ou email para [email protected]
Meirellesead

[Dúvida] Vela p/ Gol G4 1.6 Power - 2006

18 posts in this topic

Seguinte gente...

meu Gol 1.6 power 8V - Completo, ano 2006, aumentou consideravelmente o consumo ultimamente, pelas contas que fiz, acreditem, está fazendo a media de 5Km/l (isso mesmo, 5 quilometros por litro)... ja medi inumeras vezes, por não acreditar no que estou vendo....mas é fato...

quanto as condições em que testei: Ar desligado, consumo na cidade mesmo, sem arrancadas bruscas (meu RPM nunca vai longe, so ando aliviado)..

enfim, o carro esta com 87.000 km rodados, peguei ele com 80.000, depois que peguei, fiz aquela revisão baisca: Oleo, todos os filtros, etc..

Impasse: o mecanico disse que esta faltando uma tal de VALVULA CANISTER.....e as velas ainda são as originais (fala serio)..eu sei que as velas influenciam no consumo, essa valvula ai eu ja não sei (o cara disse que sim)

fui trocar as velas, eis que aparece um impasse.....

* As velas (originais do carro) são aquelas de 3 eletrodos, as quais o mecanico mandou comprar igual....

* Fui comprar, em todas as autopeças, os caras indicam a que tem apenas 1 eletrodo.. e ate me mostram no Sistema... que aquelA (de 1 eletrodo) que é a certa para meu carro...

as que tem 3 eletrodos, igual a original do carro, NO SISTEMA DIZ QUE É PARA CARROS: GOL 16V ATÉ O ANO DE 2001. meu carro é 2006 E SO TEM 8V.... ja a que tem apenas um eletrodo, O SISTEMA DIZ QUE É PARA O ANO DO MEU CARRO, (sistemas de todas as lojas que fui diz isso)....

dai eu nao sei o que fazer.....

Se coloco a que o sistema manda ( de apenas 1 eletrodo, diferentemente da original, que ate o simbolo da VW tem ainda)

ou se coloco a de 3 eletrodos, APARENTEMENTE, igual a original, mas que os sistemas das lojas, dique que não sao para o meu carro...

Alguem pode me ajudar ai???

e tambem falar algo a respeito dessa tal de VALVULA DO CANISTER?

Agradeço gente

Abração

Meirelles

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Cara acredito que se estiver sem a valvula canister o seu carro deveria estar com a lenta ruim também. E com relação as velas se estiver utilizando a de 3 eletrodos não é a correta, pois é para o motor AT 1.0 16V e o tamanho da rosca da vela é maior, a rosca é igual mas não é a correta.Pela quilometragem que falou as velas devem estar no farelo, então segue a especificação de velas NGK BKR7ESB que são indicadas para o motor Ap 1.6.

Fonte: http://www.ngkntk.com.br/tab_aplic/procTabela.php?tab=0〈=port

http://www.ngkntk.com.br/velas/default.html

Abraço.

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Cara acredito que se estiver sem a valvula canister o seu carro deveria estar com a lenta ruim também. E com relação as velas se estiver utilizando a de 3 eletrodos não é a correta' date=' pois é para o motor AT 1.0 16V e o tamanho da rosca da vela é maior, a rosca é igual mas não é a correta.Pela quilometragem que falou as velas devem estar no farelo, então segue a especificação de velas NGK BKR7ESB que são indicadas para o motor Ap 1.6.

Fonte: http://www.ngkntk.com.br/tab_aplic/procTabela.php?tab=0〈=port

http://www.ngkntk.com.br/velas/default.html

Abraço.

[/quote']

No caso, devo usar a vela de apenas um eletrodo?.. tipo a de 3 eletrodos que tem no carro, é a original ainda... tem ate o simbolo VW...

vlw a dica, abraço

Meirelles

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Cara a vela com 3 eletrodos não é do AP. É do motor AT, provavelmente foi trocado de um outro Gol. Deve utilizar a de 1 eletrodo conforme o catalago que consta no site da NGK, lá também tem o modelo de cabo que deve utilizar e com a especificação correta fica fácil se quiser de procurar em autopeças.

Abraço.

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Cara a vela com 3 eletrodos não é do AP. É do motor AT' date=' provavelmente foi trocado de um outro Gol. Deve utilizar a de 1 eletrodo conforme o catalago que consta no site da NGK, lá também tem o modelo de cabo que deve utilizar e com a especificação correta fica fácil se quiser de procurar em autopeças.

Abraço.

[/quote']

Ok, Vlw, amanha mesmo vou colocar a de 1 eletrodo só... e providenciar a valvula do canister... pra ver se ele para de consumir tanto, ja cheguei a pensar que o carro estivesse com o tanque furado, aff...

abração

Meirelles

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A válvula do cânister o antigo dono deve ter retirado pra parar o "tec-tec"...

de que tec tec, se refere?

eu acho que esqueceram de colocar, pq ele bateu o parachoque dianteiro....dai teve que trocar, deve ter sido isso....

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O tec tec que inferniza a vida de 90% dos proprietários de gol g4 (inclusive eu).

Parece que ela se solta e fica batendo... Não adianta envolver em espuma, se trocar ela volta com o barulho rapidinho...

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O tec tec que inferniza a vida de 90% dos proprietários de gol g4 (inclusive eu).

Parece que ela se solta e fica batendo... Não adianta envolver em espuma' date=' se trocar ela volta com o barulho rapidinho...

[/quote']

ha, entendi, nao conheeço o barulho porque peguei o carro já sem a valvula canister (eu nem percebi)....

agora me diz, como citei no topico... meu carro ta fazendo a media de 5 km/l... bebendo demais.... as velas estao ruin, vou troca-las amanha... será que vai dar uma melhorada no consumo? mesmo sem eu colocar a valvula canister.. pq nao to conseguindo achar ela aqui em lugar nenhum....

afinal, qual a função da canister?

abraço

Meirelles

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Meirelles, dá uma olhada neste meu post (http://www.g4clube.com/forum/showthread.php?tid=3171&pid=59251#pid59251), eu coloquei um pedaço de feltro em volta, do que parece ser a tal Válvula de ventilação do Tanque, que aparece na página 2 do PDF que o dennis indicou. É aquela valvula que faz todo o barulho de tec-tec que o pessoal fala. E não é ela batendo no paralama por dentro, é dentro dela mesmo o barulho. Colocar o feltro só diminuiu o barulho que se ouve de dentro do carro, mas se encostar o ouvido no paralama direito, com o motor em funcionamento, vai ouvir ela. Tem o ETKA PDF também (http://www.g4clube.com/forum/showthread.php?tid=1799&pid=29391#pid29391) se quiser achar a válvula, ela faz parte de um circuito que tem um filtro de carvão ativado.

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Ô galera

quero saber que lambança é essa

Estou com o manual da Parati 1.6 2008/2009 AP, e no manual, fala que a vela é a NGK BKUR6ETC-10(Três eletrodos), só que no catálogo da NGK, a Parati 1.6 a partir de nov/2006, utiliza a mesma vela do Gol g5(BKR7ESB-9) e o da Bosch é FR5DE2, de nov/2006 em diante

Eu coloquei a BKR7ESB-9 na Parati daqui do quartel,mas eu fiquei em dúvida

QUAL USAR? A que estava era a SP-7(FR6D+ no catálogo Bosch), BKR6EZ NGK

Agora me embolei todo.

Catálogo NGK 2012-2013

http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo/automoveis2012-2013.pdf

Catálogo Bosch 2012-2013

http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/velas/download/catalogo-velas-de-ignicao-2012-2013.pdf

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Ô galera

quero saber que lambança é essa

Estou com o manual da Parati 1.6 2008/2009 AP' date=' e no manual, fala que a vela é a NGK BKUR6ETC-10(Três eletrodos), só que no catálogo da NGK, a Parati 1.6 a partir de nov/2006, utiliza a mesma vela do Gol g5(BKR7ESB-9) e o da Bosch é FR5DE2, de nov/2006 em diante

Eu coloquei a BKR7ESB-9 na Parati daqui do quartel,mas eu fiquei em dúvida

[b']QUAL USAR? A que estava era a SP-7(FR6D+ no catálogo Bosch), BKR6EZ NGK

Agora me embolei todo.

Catálogo NGK 2012-2013

http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo/automoveis2012-2013.pdf

Catálogo Bosch 2012-2013

http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/velas/download/catalogo-velas-de-ignicao-2012-2013.pdf

A vela que deve utilizar da NGK é BKR7ESB-D que é uma atualização do modelo BKR7ESB que são para os motores apartir de 10/2005 e são as mesmas dos motores EA 111 1.0/1.6.

O modelo BKUR6ETC-10D /BKUR6ETC-10 é para os motores Flex até 10/2006, que são os motores flex do Gol G3.

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Ô galera

quero saber que lambança é essa

Estou com o manual da Parati 1.6 2008/2009 AP' date=' e no manual, fala que a vela é a NGK BKUR6ETC-10(Três eletrodos), só que no catálogo da NGK, a Parati 1.6 a partir de nov/2006, utiliza a mesma vela do Gol g5(BKR7ESB-9) e o da Bosch é FR5DE2, de nov/2006 em diante

Eu coloquei a BKR7ESB-9 na Parati daqui do quartel,mas eu fiquei em dúvida

[b']QUAL USAR? A que estava era a SP-7(FR6D+ no catálogo Bosch), BKR6EZ NGK

Agora me embolei todo.

Catálogo NGK 2012-2013

http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo/automoveis2012-2013.pdf

Catálogo Bosch 2012-2013

http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/velas/download/catalogo-velas-de-ignicao-2012-2013.pdf

A vela que deve utilizar da NGK é BKR7ESB-D que é uma atualização do modelo BKR7ESB que são para os motores apartir de 10/2005 e são as mesmas dos motores EA 111 1.0/1.6.

O modelo BKUR6ETC-10D /BKUR6ETC-10 é para os motores Flex até 10/2006, que são os motores flex do Gol G3.

Sim, mas se o manual fala algo e o catálogo fala outro

O carro é 2008/2009, era pro manual vir com a indicação igual a da Bosch/NGK, mas veio com a indicação diferente

Doideira. Bom, só sei que tá lá a vela NGK no carro.

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Pegando o bonde andando eu gostaria de expor umas idéias que acho legais:

a vela de três ou quatro eletrodos, muitos fuceiros acham que vai melhorar o desempenho do carro. por observação é coerente, já que visualmente ela parece que vai fazer mais que a de um eletrodo. mas na prática não ocorrerá centelha em mais de um eletrodo por vez. a proposta dela é somente a maior durabilidade e garantia de qualidade da faísca, uma vez que há mas eletrodos na distância correta do polo central, compensando o desgaste.

Dessa forma a vela original de um eletrodo vai fazer o trabalho, só devemos observar o desgaste das mesmas.

O modelo, o que mais deve ser observado é o grau térmico dela e se ela é ou não resistiva. o grau termico é o numero presente no modelo e o R diz que é resistiva.

Agora uma opinião pessoal sobre qual comprar. O Meirelles diz que o manual manda colocar a de Grau 6, a tabela Bosch sugere grau 6, o manual do Adenilson manda usar grau 6 (BKUR6ETC) e o manual da NGK faz distinção até 10/2006, mas anteriormente no G3 manda usar grau 6

Os motores 1.6 flex do gol power G3 e G4 são exatamente idênticos por dentro e por fora, sem tirar nem pôr, não sei porquê a ngk inventou essa vela grau 7, mas a bosch manteve o bom senso da vela original do manual grau 6.

Dessa forma eu colocaria a de Grau 6, além de ser a que manda o manual, a maioria das fontes aponta pra ela... no caso da ngk seria a BKUR6ETC-10D /BKUR6ETC-10

bom caso tenha parecido incoerente ou errado, favor me cutucar pra correções

abraços aos colegas!

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Quem fim teve essa história? Colocou qual? Melhorou consumo? Tenho o AP 2006 Ap, estou com a vela de 3 eletrodos, manual pede bkur6etc-10, estou com consumo de etanol na cidade de 6 km/L, mas em bons momentos já consegui 8 km/L, troquei tudo, vela, cabo, filtros. Essas velas do Gol 2006 AP são uma confusão só nos anúncios. 

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